Em audiência pública, deputado Hussein Bakri destaca que obras do Governo Ratinho Junior vão transformar a história do Litoral do Paraná

Na noite desta segunda-feira (21), em audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa, a população do Litoral do Paraná conheceu detalhes do projeto de engorda da praia de Matinhos. Com R$ 513 milhões já garantidos pelo Governo do Estado, a obra vai atender a uma reivindicação de 30 anos e prevê, além do aumento da faixa de areia na orla do município, contenção de ressacas, canais para evitar enchentes, saneamento básico, entre outros. Os presentes ao evento no SESC Caiobá elogiaram a medida, cujos trabalhos podem ser iniciados até dezembro e têm previsão de 2 anos e meio de duração.

“O Governador Ratinho Junior assumiu como compromisso de campanha dotar o Litoral da infraestrutura necessária para desenvolver o potencial turístico e alavancar cada vez mais as atividades nos portos do Paraná. Esse é um tema que precisa ser tratado sem extremismos, conciliando preservação ambiental e crescimento econômico. E a engorda da praia de Matinhos é um dos tantos projetos que vai transformar a história do nosso Litoral, gerando emprego e renda para a população”, afirmou o deputado Hussein Bakri (PSD), que é Líder do Governo na Assembleia e foi um dos proponentes da audiência pública.

Maior projeto de reurbanização do Litoral e um dos maiores de infraestrutura do Paraná, a engorda prevê o alargamento da faixa de areia para 80 metros a 100 metros de largura, ao longo de uma extensão de 7,5 quilômetros da praia, em três trechos da orla: na Praia Brava de Caiobá; do Pico de Matinhos até o Mercado do Peixe; e nos balneários Riviera, Flórida e Saint Etienne. O projeto também estabelece contenção de ressacas, preservação das áreas de restinga, proteção da erosão marinha, construção e revitalização de canais para evitar enchentes.

Além disso, ao longo de 10 quilômetros da orla, haverá saneamento básico, paisagismo, novos quiosques, pistas de caminhada, ciclovias, passarelas e nova pavimentação, com sinalização e calçadas com acessibilidade. “Esse é um debate e uma reivindicação de 30 anos do Litoral paranaense. Portanto, foi muito importante a participação de representantes da comunidade e da sociedade em geral na audiência. É mais do que a hora de se fazer os investimentos necessários na região, e o Governador conhece bem a realidade do Litoral e os desafios de infraestrutura que precisam ser enfrentados”, disse o 1° Secretário da Assembleia, Luiz Claudio Romanelli (PSB).

Além de representantes da empresa que elaborou o projeto e de especialistas em engenharia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participaram da audiência o Vice-Governador Darci Piana; o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes; os deputados Alexandre Curi (PSB), Nelson Justus (DEM) e Galo (PODE); o prefeito de Matinhos, Ruy Hauer; além da sociedade civil organizada local e entidades representativas de setores como a pesca, o comércio e o mercado de imóveis.

Durante a audiência, foram destacadas ainda outras obras previstas para o Litoral como a duplicação da Avenida JK (PR-412), em Matinhos; a construção da Ponte de Guaratuba; a duplicação da PR-407, de Paranaguá até Praia de Leste; e a construção da Faixa de Infraestrutura, em Pontal do Paraná.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia