PSD o partido com mais prefeituras no Paraná

O partido que mais conquistou prefeituras no estado do Paraná nas eleições de 2020 foi o PSD ( Partido do Governador Ratinho Junior). Das 399 cidades, 121 cidades elegeram o prefeito da legenda, o que equivalente a 30% dos municípios. Sendo que ainda disputa o segundo turno em Ponta Grossa.

Esse resultado é uma grande vitória para Ratinho Junior, que é presidente do PSD no Paraná .

O segundo colocado o MDB conquistou 27 cidades, sendo que o PSD venceu em quase 100 prefeituras a mais do que o segundo partido.

Em seguida vem o PL e DEM com 25 cidades cada. O PP e PSC ficaram com 21 cidades cada. Posteriormente o PSL (20), PODEMOS (17), PDT (16), PSB (14), CIDADANIA (14), PSDB (14), PTB (9) e PT (8). Os demais partidos somaram 46 prefeituras.

O partido que perdeu mais prefeituras foi o PSDB. Os tucanos elegeram 68 prefeitos e prefeitas em 2016, mas perderam 54 cidades neste ano.

…“é um sinal de confiança da população de nossas propostas, o governo do estado prioriza investimentos estruturantes, aposta em inovação, geração de empregos e cidades mais sustentáveis, apesar de todas as dificuldades a pandemia a população do Paraná entendeu que esse é um caminho virtuoso para o futuro”… disse o Governador Ratinho Junior

Em segundo lugar em perdas está também o MDB, que apesar de ter sido o segundo partido com mais prefeituras, também teve a segunda maior perda, em 2016 foram 74 prefeituras e agora em 2020 foram 47.

No litoral do Paraná o PSD ficou com duas prefeituras, as de Antonina e a de Morretes.

Em Guaratuba foi reeleito o atual prefeito Roberto Justus (DEM) com 55,42% dos votos, em Matinhos foi eleito Zé da Ecler ( Podemos) com 42,89% dos votos, em Pontal do Paraná Rudão Gimenes(MDB) com 45,79% dos votos, em Paranaguá foi reeleito o prefeito Marcelo Roque(Podemos) com 49,52% dos votos, Morretes (PSD) e em Antonina foi reeleito Zé Paulo(PSD) com 59,49% dos votos.

Zé Paulo teve o maior percentual de votos no litoral paranaense, fato esse já mencionado em pesquisa de intenção de votos divulgada no dia 12/11, onde já se atribuía esses números ao excelente trabalho realizado por Zé Paulo frente à prefeitura.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia