Parque Ecológico Klabin lança página na internet com passeio virtual no Dia da Biodiversidade

Será possível fazer um passeio virtual pela estrutura de visitação do Parque, que possui uma área total de aproximadamente 10 mil hectares

Paraná, 20 de maio de 2021 – Neste sábado, 22 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade, data sancionada pela Organização das Nações Unidas para a promoção de questões ligadas às riquezas e à diversidade de espécies encontradas na natureza. Para comemorar, a Klabin, que possui um compromisso histórico com a conservação ambiental, lança a página na internet do seu Parque Ecológico, que conta com um tour virtual com vista panorâmica de 360º, permitindo que os usuários conheçam toda a estrutura de visitação do Parque ao nível do chão, com detalhes.

Com essa tecnologia, será possível que usuários de qualquer lugar do mundo visitem o Parque Ecológico Klabin (PEK) remotamente e conheçam os recintos dos 180 animais de 50 espécies diferentes que vivem no local, como o puma, o veado-bororó-do-sul e a anta brasileira. Além disso, é possível explorar a floresta nativa do Parque, que fica localizada na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), aprender mais sobre a missão e história do parque e das espécies abrigadas, com as fichas técnicas presentes no endereço virtual. O trabalho do Parque Ecológico está focado na gestão da biodiversidade, em integração com as demais ações e projetos das áreas de meio ambiente e sustentabilidade da Companhia.

“A prioridade do Parque Ecológico da Klabin é atuar na gestão da biodiversidade e como centro de reabilitação de animais para que eles possam voltar à natureza, ou permanecerem no zoológico do parque, em programas de conservação e de estudos das espécies. Entendemos a sua importância para a população e, por isso, criamos a tecnologia de visitação online”, afirma Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos.

Com o intuito de priorizar o bem-estar dos animais, o Parque Ecológico Klabin contará futuramente com uma agenda reduzida para visitação presencial, assim que houver estabilização da pandemia na região e liberação dos decretos decorrentes da COVID-19. O sistema funcionará com pré-reserva cuja prioridade serão entidades e instituições escolares, acadêmicas e de pesquisa.

Para mais informações sobre o Parque e para passear virtualmente por todo o espaço, basta clicar no link, que estará disponível a partir do próximo sábado, 22 de maio:

https://parqueecologico.klabin.com.br/

Sobre o Parque Ecológico Klabin

O Parque Ecológico Klabin foi criado na década de 1980 e está localizado na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR). Com uma área de quase 10 mil hectares, cerca de 91% é formada por florestas nativas. As atividades do Parque promovem a conservação da biodiversidade, a reabilitação de animais, a preservação de espécies em extinção, o desenvolvimento de pesquisas científicas e o apoio aos projetos de educação ambiental.

Atualmente, vivem no Parque aproximadamente 180 animais de 50 espécies, como o puma, o veado-bororó-do-sul e a anta brasileira.

Sobre a Klabin

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única Companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Pontal do Paraná

15°C
Overcast clouds
sexta-feira
91.25%
09:58 AM
Min: 14°C
1020
08:31 PM
Max: 16°C
SSW 3 m/s