Conexão Brasília com o jornalista Olho Vivo Edmar Soares, 16 de Setembro.

Brasília, 16 setembro –

👍 Fiscal: O governo enviou hoje ao Congresso um projeto para cortar benefícios fiscais em mais de R$22 bilhões, segundo a Secretaria-Geral da Presidência. A medida estava previsto na Proposta de Emenda à Constituição Emergencial.

👍 Precatórios: O Senado, sob a articulação do presidente Rodrigo Pacheco e do líder do governo, Fernando Bezerra, já trabalha na criação de uma proposta de consenso para os precatórios, apurou o Scoop. Um grupo técnico vai discutir alternativas à PEC e ao Conselho Nacional de Justiça.

👍 PEC dos Precatórios: A análise da proposta pode ter seu rito abreviado na Câmara, conforme seu presidente Arthur Lira, em conversa com jornalistas ontem. O parecer do deputado Darci de Matos pode ser votado hoje na CCJ.

👎 Teto de Gastos: Ganhou força no governo um plano para quitar os precatórios integralmente e retirar a despesa do Teto, informa a Folha de S. Paulo. A ideia é apoiar a aprovação de a PEC elaborada pelo vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos, para flexibilizar a regra fiscal.

👍 Pauta econômica: O Senado vai se concentrar nos próximos dias na privatização dos Correios, nas reformas Tributária e Administrativa e no pleito de 2022, disse ontem seu presidente Rodrigo Pacheco, em evento com prefeitos. Ele também comentou sobre a votação da Câmara no novo Refis, já aprovado pelos senadores, citando que a pauta é “muito esperada pelos empresários”.

👍 Reforma Administrativa: A intenção do governo é aprovar o relatório do deputado Arthur Maia hoje na comissão especial e, na próxima semana, em plenário, conforme o Valor. Ele retirou do texto a possibilidade de redução dos salários dos servidores em 25%, com diminuição da jornada de trabalho.

👍 Desoneração: O projeto que estende até 2026 a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores deve ser vetado pelo presidente Jair Bolsonaro se não houver mudança no texto aprovado ontem pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, compensando perdas de arrecadação, segundo a Folha. O relator, deputado Jerônimo Goergen, trabalhará para conseguir levá-lo diretamente para o plenário na próxima semana.

👎 Manifestações: A oposição aposta que a votação do relatório da CPI da Covid impulsionará as manifestações contra Bolsonaro em 2 de outubro, conforme Lauro Jardim, em O Globo. A previsão do relator Renan Calheiros é votar o parecer até o dia 29 de setembro.

👍 Moraes e Bolsonaro: O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, foco principal dos conflitos entre Bolsonaro e a Corte, pediu vista e suspendeu o julgamento sobre o marco temporal de demarcações de terras indígenas. A Arko Advice apontava tendência de derrota governista.
Edmar Soares
DRT 2321

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Pontal do Paraná

20°C
Overcast clouds
domingo
88%
08:32 AM
Min: 18°C
1008
09:27 PM
Max: 20°C
SSE 5 m/s