Conexão Brasília com o jornalista Olho Vivo Edmar Soares, 20 de Setembro de 2021.

Brasília, 20 de setembro –

Para interpretação dos sinais usados no formato: 👍 Fato pode aliviar potencialmente risco político ou ajudar no avanço da agenda 🤚 Fato não permite leitura conclusiva do leitor 👎 Fato aumenta o risco político ou atrasa o avanço da agenda

👎 Fim das reformas? Membros do Ministério da Economia avaliam como grande a chance de a janela de oportunidade para votação de reformas amplas no atual mandato estar se fechando, segundo a Folha de S. Paulo. Ainda de acordo com a Folha alguns parlamentares pensam diferente. Ainda é possível.

🤚 Prioridades: Auxiliares do ministro da Economia, Paulo Guedes, defendem que o governo aproveite a trégua política do presidente Jair Bolsonaro para tentar solucionar os precatórios, o que destravaria o Orçamento de 2022 e permitiria o Auxílio Brasil, ainda conforme a Folha.

👍 Auxílio Brasil: Ao implementar o aumento do IOF para bancar o programa em novembro e dezembro, a equipe econômica busca criar uma trava para manter o novo Bolsa Família em no máximo R$300, reporta a Folha. A ala política pressiona por valores maiores, diz o jornal.

🤚 Mais gastos: O relator do projeto do Auxílio Brasil, deputado Marcelo Aro, do PP, quer que o benefício médio seja reajustado anualmente pela inflação e que as faixas de pobreza e extrema pobreza sejam ampliadas de acordo com índices de preços, segundo a Folha.

👎 CPI da Covid: O senador Renan Calheiros pode apresentar seu relatório no fim da semana, apontando crime de prevaricação do presidente Jair Bolsonaro, segundo O Globo. Poucos jornais têm dado importância para essa CPI. Nos bastidores do Congresso Nacional muitos apontam essa CPI como um circo armado. No cafezinho da Câmara dos Deputados o que mais se escuta é que a CPI foi uma perda de tempo e atrasou a vinda de vacinas para os brasileiros.

👍 Reforma Administrativa: O relator, deputado Arthur Maia, deve apresentar novo parecer à proposta para conseguir votá-la amanhã na comissão especial e, em seguida, liberá-la para o plenário.

🤚 Desoneração: O plenário da Câmara pode votar pedido de urgência para o projeto que prorroga para dezembro de 2026 o benefício na folha de pagamentos para 17 setores. A matéria já passou pela Comissão de Finanças e Tributação.

🤚 Bolsonaro na ONU: O presidente abre amanhã a 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. A expectativa é que ele mantenha o tom de seus discursos após a carta à nação do pós-7 de setembro, podendo mencionar o marco temporal para terras indígenas e Amazônia.

👍 Marco das Ferrovias: Também nesta terça-feira, o Senado pode votar o projeto.

👍 Cabotagem: Ainda na terça, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado pode votar o novo marco do setor, conhecido como BR do Mar. O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, disse na semana passada que pedirá urgência para votação da matéria em plenário.

👍 5G: A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara realiza amanhã audiência sobre o assunto com o ministro do Tribunal de Contas da União Aroldo Cedraz.

👍 Reforma eleitoral: A Comissão de Constituição e Justiça do Senado vota na quarta a proposta, que traz incentivos a candidaturas de mulheres e negros, segundo a Arko Advice.
Edmar Soares
DRT 2321

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Pontal do Paraná

19°C
Overcast clouds
domingo
84%
08:32 AM
Min: 18°C
1012
09:27 PM
Max: 21°C
SSE 6 m/s